Qual a diferença entre semijoias e joias

Seja para o trabalho, uma festa, ou até mesmo para o dia a dia, os acessórios ajudam a complementar o look e deixá-lo ainda mais especial. Na hora de comprar a peça ideal, uma das diferenças mais perceptíveis entre joias e semijoias é, definitivamente, o preço. Mas, afinal, você saberia explicar o porque essa diferença acontece? É o que você descobrirá neste artigo. 

Um dos primeiros requisitos para ser uma boa revendedora de semijoias é conhecer a fundo o seu produto. Assim, se algum cliente questionar quanto ao material, qualidade, durabilidade ou garantia, as respostas fluirão facilmente, facilitando as vendas. 

Uma das dúvidas mais comuns das consumidoras de semijoias é quanto a sua confecção e o que as torna mais baratas que as joias. Isso porque visualmente é difícil diferenciá-las, contudo, basta analisar os materiais com os quais as peças são feitas para entender. 

As semijoias surgiram como uma tentativa de tornar a beleza e o encanto das joias acessível para todos. Nelas, os metais e pedras utilizados são menos nobres, o que diminui significativamente seu custo. 

O processo de produção tanto das joias quanto das semijoias é muito similar. O metal fundido é despejado sobre um molde. Nas joias esse metal é o ouro ou a prata, enquanto nas semijoias ele costuma ser menos nobre. O mais usado é o latão, considerado de ótima qualidade. 

Em ambos os casos, as pedras são cravejadas uma a uma, à mão. No caso das joias, as pedras podem ser preciosas, tais como diamantes, rubis ou esmeraldas. Já nas semijoias são utilizadas pedras como zircônia e cristais, que são pedras com efeito visual maravilhoso, porém, mais acessível financeiramente. 

A zircônia, por exemplo, é uma pedra sintética de altíssima qualidade. Sua semelhança com o diamante é tão grande que somente os especialista sabem diferenciar a olho nú. Algumas semijoias também utilizam cristais e resina para obter diferentes tons e cores, dando uma ampla gama de opções para a confecção de peças com design exclusivo. 

Feito isso, as joias passam por uma etapa de acabamento e polimento manual. Um processo minucioso e caro, feito por ourives, profissionais especializados na confecção das mais delicadas peças. Já as semijoias passam por um processo de folheação, ou banho, onde o ouro é utilizado.

Processo de banho de semijoias

A galvanoplastia, popularmente conhecida como banho ou folheação, é a etapa mais importante na confecção das semijoias, afinal, esta é ela quem torna as peças mais bonitas, brilhantes, duráveis e hipoalergênicas. 

Trata-se de um processo físico-químico, onde a peça é mergulhada por alguns minutos em tanques, com diferentes agentes químicos. Feito isso, as semijoias são submetidas a uma corrente elétrica, depositando a camada de metal sobre a peça. 

Pode-se dizer que essa é a etapa mais cara do processo, pois é onde entram os metais nobres, como o ouro e o ródio. É também a etapa que diferencia um produto de alta qualidade de outro que vai perder seu brilho e ficar preto em pouco tempo.

Saiba mais sobre cada uma das fases da galvanoplastia a seguir: 

  1. Primeiro banho: limpeza eletroquímica com desengraxante forte; 
  2. Segundo banho: cobre alcalino – aumenta a aderência das demais camadas e nivela pequenas imperfeições; 
  3. Terceiro banho: cobre ácido – aumenta o brilho da peça;
  4. Quarto banho: paládio – cria sobre a peça uma camada rígida, aumentando a durabilidade do banho e isolando o ouro do metal base; 
  5. Primeiro banho de ouro 24k: evita a mistura do ouro com os demais banhos; 
  6. Segundo banho de ouro 18k: deposita a principal camada de ouro; 
  7. Terceiro banho de ouro 18k: uniformiza a cor do ouro; 
  8. Verniz: aplicação da camada protetora e secagem em estufa. 

Depois de cada etapa de banho as semijoias passam por um processo de descontaminação, onde são lavadas e higienizadas, eliminando quaisquer resíduos das etapas anteriores. 

Este é um exemplo de como é feito o banho das semijoias douradas, banhadas em ouro. Para as prateadas o processo é muito semelhante, e o resultado, igualmente satisfatório. 

O que é mais vantajoso comprar: joias ou semijoias ?

Apesar de belas, as joias são caríssimas, o que representa uma preocupação a mais na sociedade contemporânea, onde a criminalidade é constante. 

Deste modo, as semijoias são uma solução para mulheres que querem estar sempre lindas e elegantes. Por serem hipoalérgicas proporcionam um cuidado a mais com sua saúde. O valor acessível para quem compra e a margem de lucro interessante para quem as vende transformam em um négocio exceptional para os vendedores e compradores. 

A Vivacità joias sabe da importância de cada etapa na confecção das semijoias, do design, à escolha dos materiais, até o banho. Logo, tudo é feito com o máximo de cuidado e atenção para maior durabilidade e acabamento impecável. O resultado pode ser percebido em peças lindas, com 1 ano de garantia e durabilidade muito superior. 

Com tudo isso, é fácil entender porque cada vez mais mulheres têm encontrado na venda de semijoias uma maneira de mudar de vida e conquistar sua independência financeira de maneira simples e prazerosa. 

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn

ARTIGOS RELACIONADOS

Copyright© 2019 Vivacità. Todos os Direitos Reservados.