Vamos apresentar aqui técnicas de persuasão para a revenda de semijoias muito eficientes. Certamente você já foi alvo de várias delas. São estímulos que proporcionam um comportamento espontâneo e trabalham o inconsciente dos consumidores.
Mas atenção:
- A melhor vendedora de semijoias vai trabalhar para garantir a satisfação das suas clientes.
- Não utilize técnicas de persuasão para forçar vendas, caso contrário o efeito a longo prazo é prejudicial. Suas clientes vão parar de confiar em você.
- Sempre fale a verdade, se falar que é o último brinco, tem que ser o último brinco!
Reciprocidade – construindo um relacionamento para revenda de semijoias
Já esteve assentada em um bar, na rua e passou uma pessoa vendendo amendoim?
- Ele deixou uma pequena amostra do produto nas mesas?
- Imagine o custo de todas aquelas amostras, a noite inteira para um vendedor de amendoim.
- Ele faz isso, pois ele sabe que aquilo vai aumentar muito o volume de vendas dele.
A maior característica da reciprocidade é que o primeiro favor ou presente tem que ser gratuito. A reciprocidade pode ter muitas utilidade.
- Ele cria uma boa vontade imensa nas pessoas.
- A boa vontade não precisa estar relacionada ao custo do favor ou do presente, o importante é;
- a intenção;
- a personalização;
- e a resolução do problema daquela pessoa.
Imagine você toda animada, falando com a dona do salão que você frequenta que agora é revendedora de semijoias e que gostaria de presenteá-la pois você gosta muito dela.
- Ela vai ficar muito feliz;
- Provavelmente vai te convidar a apresentar suas peças no salão dela;
- Ela vai te indicar várias clientes;
- Você pode recuperar esse investimento e ter muito lucro em menos de 30 minutos.
Uma consultora da Vivacità que revende semijoias em BH uma vez presenteou todas as 30 funcionárias de uma empresa com um brinco de segundo furo durante um evento da empresa.
- O objetivo dela era ganhar novas clientes;
- Ela fez um investimento significativo, sem nenhuma garantia de sucesso;
- No mesmo dia, ela ganhou a boa vontade de todas as funcionárias da empresa;
- Ela vendeu muito mais que o valor dos brindes que ela distribuiu. Logo ela teve lucro;
- Mas o mais importante, ela ganhou novas clientes, talvez metade das 30, mas isso é ótimo! Todos os meses ela pode visitar essa empresa, a venda é certa.
Apesar da reciprocidade não te garantir a retribuição, o resultado costuma ser bem maior que o valor investido! Não se esqueça, o seu sucesso está em fazer um favor de forma gratuita, sem esperar nada em troca!
Prova social
Já passou na frente de um restaurante que está sempre cheio e pensou:
– A comida aqui deve ser boa!
As escolhas coletivas têm um peso forte nas decisões dos indivíduos. Você pode usar a prova social de maneiras diferentes na revenda de semijoias.
- Depoimentos;
- pesquisa de satisfação;
- número de vendas;
- divulgação de imagens reais de clientes.
Veja alguns exemplos abaixo:
– Depoimentos: selecione clientes que tiveram uma boa experiência na compra e divulgue em suas redes sociais, site e blog, o sentimento que suas semijoias despertaram. Uma maneira de passar mais credibilidade é através de vídeos e fotos.
– Influenciadores: há pessoas comuns que possuem um poder de persuasão grande. Por isso, faça parcerias e tente com que esses pequenos influenciadores usem, divulguem e comentem as suas semijoias.
– Nas redes sociais: no início da abordagem com o comprador, use frases do tipo: Todos os meses são mais de 2000 clientes satisfeitas com a nossas semijoias. É claro que você não atendem todas essas clientes, mas faz parte de um grupo que atende, isso é relevante.
A escassez na revenda de semijoias
Lembra quando você estava na loja namorando uma sandália linda e a vendedora chegou para você e falou
– Essa é a última na sua numeração!
Essa frase gerou sentimentos inconscientes que provavelmente te levaram a comprar aquela sandália imediatamente. Essa é uma forma de descomplicar a decisão e promover uma decisão rápida. Esse método é conhecido com escassez.
Essa técnica de persuasão para revenda de semijoias através da escassez pode ser útil. Porque ao colocá-las em prática você faz com que seus consumidores fiquem mais realizados durante o processo de compra.
- Imagine sua cliente que gostou tanto de um brinco te ligue e você fala:
- Aquele brinco que você amou, acabou! Daquele eu não consigo mais!
Isso será uma grande decepção para ela.
– Use a escassez de produtos: estabeleça a quantidade de produtos/serviços, fazendo com que seu consumidor conclua que a oportunidade é agora ou nunca.
Exemplo:
- Não perca essa oportunidade de adquirir esse lindo colar, dificilmente vou conseguir reposição.
- Essa peça é única no meu mostruário.
– Use a escassez de tempo: se você levar essas 5 peças agora, eu te dou esse brinco de brinde.
Seja uma autoridade na revenda de semijoias
Já percebeu que o vendedor de colchão sempre utiliza um jaleco branco? O simples acessório traz um ar de profissional. Ele tenta adquirir a autoridade de um médico ao usar esse acessório para transmitir credibilidade.
A autoridade é transmitida de formas diferentes,
- Em especial você deve demonstrar que entende de semijoias de qualidade,
- que conhece de pedras,
- que sabe explicar o banho,
- e atestar que aquele produto é de qualidade.
Você pode atestar que o índice de alergia das suas semijoias antialérgicas é muito pequeno. Ofereça para as pessoas fazerem um teste para comprovar. Explique como é feito o banho. Isso te ajudará a vencer as objeções daquela cliente no seu processo de venda de semijoias.
Não tente enganar suas clientes, confiança demora para ser adquirida e pode ser perdida muito facilmente.
Esperamos que essas dicas te ajudem a deixar suas clientes cada vez mais satisfeitas e consequentemente alavancarem suas vendas. Veja também esse artigo, em que falamos sobre 5 técnicas de PNL para vendas de semijoias (clique aqui).
Acesse o site da Vivacità, somos fabricantes e importadores de semijoias. A acompanhe as melhores dicas para revender semijoias. Para quem quer revender semijoias em BH e Brasília, temos a opção da consignação, sem nenhum investimento. Vamos te ajudar a desenvolver o seu potencial!