Como fazer para ganhar mais dinheiro com meu negócio sem investir mais? Essa é uma pergunta que toda revendedora de semijoias ou empresário de outros segmentos, se questionam. No entanto, fazer uso de diferentes técnicas de vendas é essencial para gerar bons resultados seja qual for o seu negócio, inclusive, ganhar mais dinheiro.
Uma técnica de venda bastante conhecida por todos nós, é a venda cruzada. Talvez você já tenha passado por ela em alguma loja e nem se deu conta. Vamos imaginar a seguinte situação: você está em uma loja de sapatos, escolhe um modelo e quando a vendedora traz o produto, ela também apresenta a você um “algo a mais” disponível na loja, neste caso, um par de meias e um produto específico para limpar aquele sapato. Pois bem, estamos diante de uma venda cruzada, ou cross selling.
Em revenda de semijoias essa técnica pode ser muito interessante, visto que, as clientes sempre estão dispostas à esse “algo a mais” que você, revendedora, poderá oferecer.
As vendas cruzadas, de maneira geral, apresentam dois benefícios para a revenda de semijoias:
Mas atenção, a venda cruzada não tem nada a ver com venda casada, que é uma prática proibida pelo Código de Defesa do Consumidor e que gera a sensação de obrigação por parte do cliente ao levar uma coisa que ele não quer para conseguir comprar algo que ele realmente deseja.
Para entender melhor como funciona a venda cruzada e como empregá-la sem parecer inoportuna, acompanhe o texto de hoje!
Antes de qualquer coisa, é preciso investir em ferramentas que lhe permitem estudar o perfil de todos os seus clientes. Essas ferramentas podem ser: Business Intelligence, Big Data, CRM, entre outros.
Com essa definição clara e em pleno vapor, será mais fácil identificar ofertas especiais para cada cliente, fazendo-o se sentir exclusivo.
Para se concretizar vendas cruzadas, é de suma importância transformar todo o tempo com o cliente em um período produtivo. Portanto, saiba exatamente como agir, o que e em qual momento aplicar a venda cruzada.
É necessário que haja um processo com etapas para ser seguido quando criamos o planejamento das vendas cruzadas. Ele envolve conhecimento do cliente, como mencionamos acima, mas também algumas estratégias que devem ser implementadas conforme o passo a passo:
A segmentação de mercado é essencial no universo do marketing, e neste caso não é diferente, mas de que maneira realizar isso? É simples, observe suas clientes! Para isso, faça anotações sobre as preferências de cada uma delas, crie uma tabela se for preciso para constar quais as medidas de anéis, por exemplo, e outras informações relevantes que definem seu público planejando um perfil adequado, de maneira que, o mostruário vá ao encontro das expectativas e gostos da cliente.
Toda revendedora de semijoias deve contar com um planejamento. Esse documento pode ser uma espécie de manual, pois vender é um processo contínuo, que se repete infinitas vezes e o bom atendimento deve acontecer em todas elas. Vamos usar o caso de uma mulher que irá à um aniversário para trazer um exemplo:
O personagem da compra, neste caso, é uma mulher que busca um presente para um aniversário familiar. A venda cruzada seria oferecer uma semijoia para ela usar no dia da festa, além de efetuar a venda do presente do qual ela busca.
Faça desse exemplo, um manual, aprenda a repetir esse processo com outros clientes, lembrando sempre que cada um é um, preserve a exclusividade!
Por fim, e bastante importante, utilize esse recurso como um meio estratégico para realizar suas vendas cruzadas. Como revenda de semijoias, busque parceiros de roupas, maquiagens e tudo mais que vier a agregar esse universo da beleza. Existem muitas oportunidades em parcerias bem feitas. Aprenda com elas!
Não importa qual técnica de venda você opte por adotar, é essencial que haja um planejamento para que o sucesso chegue de forma assertiva. Por isso, tenha consciência de alguns pontos antes de aplicar qualquer que seja a técnica dentro do seu negócio. Saiba quais são os principais deles:
Conforme esse artigo apresentou, a venda cruzada é uma técnica antiga que ainda hoje causa efeitos positivos nas vendas, mas muito além disso, a lucratividade e a fidelização de clientes são o que mais se destacam. Por tudo isso, reveja sua revenda de semijoias e aplique esse conceito o mais breve possível. É simples e muito rentável!
Até nosso próximo texto!
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